Panetone de brigadeiro de algodão doce é a receita da 3ª Doce Confeiteira

A jovem confeiteira Kawany Colheri foi desafiada a criar uma receita especial, após ganhar a terceira edição do concurso O Doce Confeiteiro, promovido pela página Onde Comer PG e pela loja Doce Confeitar. Ela recebeu três ingredientes neste desafio e, assim, criou um Panetone de Brigadeiro de Algodão Doce com Ganache de Chocolate Meio Amargo. 

A receita foi gravada e publicada pela página Onde Comer PG, no Instagram e no Facebook, como forma de premiação da confeiteira. Além disso, ela também recebeu um kit especial da Doce Confeitar, com diversos produtos de confeitaria, e um troféu.

Kawany venceu o terceiro concurso realizado em outubro, onde foi uma das cinco selecionadas entre dezenas de candidatos. Na etapa final, elaborou o bolo “Candy Cake” e recebeu 1.050 votos, onde concorreu com outras quatro confeiteiras talentosas. A obrigatoriedade para este concurso era confeccionar um bolo com suspiro com o tema Dia das Crianças.

A jornalista e administradora da página Onde Comer PG, Silvia Cordeiro, conta que este é o último concurso realizado no ano. Ao todo, foram inscritos em torno de 100 confeiteiros nas três edições. “Conseguimos revelar diversos talentos durante esse período. Isso comprova que a confeitaria artesanal está em alta e deve ser valorizada em nossa cidade”, comemora.  

Este cenário tem sido vivenciado diariamente pela diretora executiva da Doce Confeitar, Patrícia Dias Assunção. Segundo ela, é preciso fortalecer o comércio local, valorizar o artesão, o confeiteiro e o pequeno produtor. “Um exemplo é concurso, que tem sido um show de participação, com doces cada vez mais lindos e com técnicas extremamente profissionais”, ressalta. Ela ainda reforça dizendo que Ponta Grossa tem pessoas incríveis produzindo o melhor da confeitaria.

A 3ª vencedora

Kawany é uma das confeiteiras que foram reveladas aqui na cidade. Vinda de Assaí, no norte paranaense, chegou a Ponta Grossa no fim de agosto. Na cidade dela, é um sucesso, já que trabalha com doces há 5 anos. Em Ponta Grossa, está sendo um desafio, mas ela acredita que, aos poucos, as pessoas estão conhecendo mais o trabalho e o amor dela pela confeitaria. 

Para esta receita, Kawany quis fazer algo prático. “Optei por fazer o panetone por ser fácil e rápido e, devido à proximidade com o Natal, as pessoas terem uma opção de renda extra ou até mesmo fazer como sobremesa”, explica a confeiteira. Com isso, ela elaborou um panetone recheado e, com as sobras de produto, um panetone de pote.

Os ingredientes obrigatórios fornecidos pela Doce Confeitar foram: chocolate Belcolade meio amargo, confeitos e Delipaste de Algodão Doce Fabbri. Com base nisso, ela criou o recheio e a cobertura. “Essa combinação de sabores ficou perfeita, já que a pasta tem um sabor suave, contrastando com o chocolate meio amargo, mas é possível fazer novas combinações com outras pastas disponíveis na loja”, comenta. 

O vídeo da receita você confere no IGTV do Onde Comer PG ou nos vídeos do Facebook da página. Os ingredientes e modo de fazer estão abaixo. Para acompanhar o trabalho da Kawany, basta seguir @deliciasdakaw.

Confira a receita

PANETONE DE BRIGADEIRO DE ALGODÃO DOCE COM GANACHE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Você vai precisar:

1 chocotone pronto da sua preferência

1 embalagem de vidro

1 tag de Natal

Brigadeiro:

1 caixa/lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

3 colheres de sopa de Delipaste Algodão Doce

Ganache de chocolate:

500 g de chocolate meio amargo

250 g de creme de leite

Confeitos

Modo de fazer brigadeiro:

Comece pelo recheio. Em uma panela, acrescente o leite condensado e o creme de leite. Ligue o fogo e mexa sem parar. Quando começar a ferver, siga mexendo por 4 minutos. O ponto é quando cai em montinhos na panela. Desligue o fogo e continue mexendo para parar de cozinhar. Acrescente a Delipaste e mistura bem. Reserve para esfriar.

Modo de fazer ganache:

Acrescente o chocolate em um refratário e leve o micro-ondas. Vá derretendo de 30 em 30 segundos e mexendo. Quando estiver derretido, acrescente o creme de leite e mexa até incorporar.

Montagem:

Corte o topo do panetone e, depois, retire com uma faca o miolo. Reserve-o. Coloque uma camada de brigadeiro, uma de ganache, até chegar ao topo. Coloque um pouco mais de ganache para “colar” o topo. Acrescente mais um pouco da ganache para cobrir e coloque os confeitos.

Com o restante do panetone, pegue o pote de vidro e vá intercalando brigadeiro, panetone e ganache até o topo. Feche e decore com barbante e uma tag de Natal.

Parceiros do concurso

Confira todos os nossos parceiros deste concurso:

Produtora Replay – @replayprodutora – imagens e edição

Star Acrílicos – @staracrilicos – troféu

Olé Propaganda – @olepropaganda – artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s