Investir em uma pizzaria era um plano futuro para a família de músicos, mas que precisou ser colocado em prática devido à crise da pandemia. Leandro e a esposa Juliana possuem um estúdio de música, onde dão aulas, locam o espaço para o ensaio de bandas e vendem instrumentos musicais. No entanto, desde de março, tiveram de dar um tempo nas atividades do estúdio, localizado no centro de Ponta Grossa.
A alternativa encontrada foi resgatar a tradição familiar: produzir pizzas no estilo paulista e comercializar na Princesa dos Campos. “Trabalhei por seis anos com meu pai em São Paulo e em Osasco, nas pizzarias que ele possui. Era um dos responsáveis pela qualidade dos produtos”, explica Leandro Henrique do Carmo. A família chegou a ter 7 lojas no estado.

A experiência adquirida ao longo dos anos foi essencial para dar o pontapé. “Nós já sonhávamos em ter uma pizzaria em Ponta Grossa. Mas, devido ao estúdio, que estava indo bem antes da pandemia, acabávamos optando por não investir”, revela Juliana de Souza do Carmo. Esse foi o momento de reinvenção, para que a família pudesse encontrar um novo tipo de renda.
Foi, então, que nasceu a Pizza da XV. Uma pizzaria dedicada em delivery, localizada na Rua XV de Novembro. De acordo com Leandro, o principal diferencial é trazer o hábito paulista para a cidade e com ingredientes de qualidade.
“Em São Paulo, é um costume fazer pizzas com bastante recheio, sendo outro diferencial a massa mais fina. E a gente quis apresentar esse novo tipo de escolha para o ponta-grossense”, ressalta o proprietário. Além disso, eles optaram por incluir o calzone, que é um consumo bastante comum no estado paulista.

Conforme Juliana, o cardápio da Pizza da XV é exatamente o mesmo da rede Pizza Frita de São Paulo. “Essa rede pertence ao pai do Leandro e, lá, eles trabalham com o sistema de pizza assada, frita e calzone. Trouxemos as mesmas opções e ingredientes para Ponta Grossa, menos a pizza frita”, explica.
Ela conta um fato curioso que lá em São Paulo não é comum trabalharem com pizzas de strogonoff, diferente do que se vê em PG. No entanto, utilizam a batata palha para sabores como frango crocante, que leva catupiry original e frango desfiado.
Segundo o casal, este início está crescendo de forma lenta, mas os dois entendem que o momento é de cautela. “Nós esperamos que, quando a pandemia acabar, músicos e guitarras dividam o espaço com massas, pizzas e calzones. Que seja um lugar bem legal e gostoso”, afirma Juliana. Os planos e projetos para eles e os três filhos estão surgindo, conforme o ritmo da vida.

Serviço
Pizza da XV
Telefone: (42) 99962-9787
Pedidos: https://pizzariastudioxv42.vtto.com.br/
Endereço: R. XV de Novembro, 423 – Centro
Horário: Todos os dias – 18h às 23h
Instagram: @pizzadaxvpg