Como usar temperos raros e especiarias da forma correta

Como é bom provar uma comida bem temperada, não é mesmo? Seja pedindo pelo delivery ou indo aos restaurantes, a gente fica imaginando como aquele prato foi feito, quais foram os temperos, as ervas, as especiarias, o que deixou com aquele sabor divino. Aí, a gente tenta reproduzir em casa, mas o resultado não é o mesmo, sequer parecido.

Muito disso pode ser devido ao desconhecimento de temperos e especiarias, falta de disponibilidade no comércio ou ausência de técnica para usá-las da melhor forma. Como o mundo da gastronomia é rico e diversificado, corre-se o risco de acabar caindo nessas três situações.

Nas próximas linhas, você vai conhecer 12 especiarias diferentes que podem ser incorporadas em seu cardápio, seja para a família ou para um estabelecimento. E, junto dessa descoberta, entender de que forma você pode utilizá-las para caprichar no próximo prato. Já sinto o cheirinho delicioso no ar…

A Doce Confeitar possui uma linha completa de ervas e especiarias da Cípria/Foto: Willian Chomexem

Masalas

Pra começo de conversa, você sabe o que são masalas? Masala (ou massala) é um conjunto de temperos produzidos de acordo com receitas milenares. É muito comum as famílias indianas terem os próprios temperos, produzindo uma masala diferente conforme a tradição.

Por isso existem diversos tipos de masala disponíveis. Os nomes se referem às regiões da Índia, que reúnem especiarias que são comuns conforme cada local. Vamos conhecer alguns deles.

7 especiarias do Líbano

As 7 especiarias do Líbano também pode ser chamadas de mix libanês de especiarias.Tem como ingredientes canela, pimenta Jamaica, pimenta preta, pimenta branca, coentro, noz moscada e cravo. Pode ser utilizado no carneiro, nas pastas árabes e em ensopados.

Outra forma de usar esse mix é em assados árabes que levam muito tempo para ficarem prontos, como o shawarma. É diferente do que utilizar os produtos comuns para fazer o tempero, pois possui potência no sabor, não de ardência, mas de paladar.

Baharat

O Baharat é um mix usado em carneiros, peixes, frangos, carnes, sopas, kibes cru e assado e kebabs. Vai muito bem com a culinária árabe. Contém páprica, coentro em grão, pimenta preta, cravo, canela, cardamomo, pimenta caiena, páprica doce, noz moscada e pimenta da Jamaica.

Curry Madras

Na Índia, é muito comum fazer carnes que levam molhos. Por isso, essa masala indicada para carnes ensopadas. É um mix extremamente aromático, sendo usado em inúmeros pratos, aves, pães, molhos, sopas, relish, chutneys, patês e legumes. Esta masala é formada por Coentro em grão, Pimenta Preta em grão, Cúrcuma, Cominho em Grão, Feno Grego, Mostarda em Grão, Cardamomo verde em Grão, Cravo da índia, Anis Estrelado, Canela, Pimenta Caiena, Folha de Louro e Folha de Curry.

Curry Maharajah

Este tipo de masala é usado em pratos indianos finos, principalmente em molhos e ensopados. Usa-se bastante com frango, além de combinar muito bem com torradas e patês. É composta por Cardamomo em Grão, Feno Grego, Pimenta Preta em grão, Canela, Semente de Funcho, Noz Moscada, Gengibre, Cúrcuma, Pimenta do Reino Branca, Semente de Mostarda Amarela, Coentro, Cominho, Pimenta Caiena, Cravo da Índia e Estigma de Açafrão.

Curry Vindaloo

Este curry é um outro mix indiano, usado em marinados, carnes assadas ou grelhadas e em ensopados. Fica especialmente saboroso com carne vermelha. É formado por Coentro em grão, Cominho em Grão, Mostarda em Grão, Pimenta Preta em grão, Canela, Gengibre, Cardamomo, Cúrcuma, Pimenta Caiena, Cravo, Alho em pó.

Garam Masala

O Garam Masala é um mix de origem indiana. É usado em pratos de carnes e aves, feijões e lentilhas. Na sua composição, vai cardamomo negro, coentro, cominho, pimenta preta, cravo da Índia.

Tandoori

A masala Tandoori é utilizada em marinados de iogurte, assados de forno e churrasco. É composto por canela, cravo, cominho, coentro, macism cúrcuma, gengibre, malagueta, manga verde seca, urucum, pimenta caiena, sal negro do himalaia e sal marinho.

Especiarias raras

Cumaru ou Fava Tonka

A Fava Tonka é a semente do Cumaru, uma especiaria típica da Amazônia, que lembra baunilha e amêndoas ao mesmo tempo. Pode ser utilizada moída ou picada sobre sobremesas, misturadas em caldas, como no creme brulèe, em geleias, sorvetes, essências naturais e doces em geral. O pudim de leite fica maravilhoso com esse item.

Semente de Amburana

É uma semente brasileira, nativa da caatinga e da floresta pluvial. A forma mais comum da utilização da casca de amburana (ou sementes) é em chás e infusões. A semente, inclusive, é utilizada na medicina popular no tratamento de bronquites, asma, gripes e resfriados.

Zaatar Puro

É uma especiaria quente e terrosa, levemente apimentada, com notas de cravo, hortelã e cânfora. Pode ser utilizada em beringelas, couve, cenouras, carneiro, alho, cogumelos, cebolas, batatas, leguminosas, coelho, milho e tomate. Combina bem com louro, pimenta da jamaica, manjericão, malaguetas, cravo da índia, manjerona, lavanda, alho, páprica, salsa, alecrim e segurelha.

Bônus: Mix para doces

Existem alguns mixes de produtos de cultura estrangeira, que podem ser usados para preparar doces diferentes. O sabor dessas misturas fica muito semelhante às tortas originais. Confira a seguir abaixo da imagem.

Apple Pie

A Apple Pie é uma mistura para tortas de maçã e sobremesas com frutas. Vai bem com maçãs, peras e tortas de frutas assadas lentamente. Ainda fica gostoso com o strudel. É composto por Canela, Cravo, Coentro em grão, Cardamomo, Macis e Pimenta da Jamaica.

Pumpkin Pie

A pumpkin pie nada mais é do que torta de abóbora. O costume de consumir esse doce vem dos Estados Unidos. Esse mix não precisa ser usado apenas para esta finalidade, mas também é possível fazer doces de abóbora e frutas em calda, já que levanta o sabor. Fica ótimo com batata doce também.

Pudding Pie

A pudding pie possui origem inglesa. Esse mix é usado em bolachas, bolos de frutas e pudins. Como contém especiarias, como Canela, pimenta da Jamaica, coentro, macis e noz moscada, apresenta um sabor especial em cada doce.

Onde encontrar?

Gostou de saber sobre todas essas especiarias diferenciadas e o determinado uso para cada uma delas? Assim fica mais fácil inventar moda na cozinha e ter um tempero diferente todos os dias, reproduzindo um prato com mais fidelidade à origem.

Todos esses temperos você encontra na loja Doce Confeitar, em Ponta Grossa, que é representante exclusiva da marca Cípria Ervas & Especiarias. A Cípria é uma empresa que importa, processa e comercializa mais de 300 tipos de especiarias vindas de 89 países. As masalas e demais misturas são produzidas sem adição de fécula ou conservantes, respeitando a fórmula tradicional de temperos, masalas e misturas em geral.   

A loja Doce Confeitar funciona na Avenida Visconde de Mauá, 748, Oficinas. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Trabalha com delivery. Os telefones são (42) 98818-0869 e (42) 3223-4651.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s