A 2ª edição de O Doce Confeiteiro, promovido pela página Onde Comer PG e pela loja Doce Confeitar, encerrou neste domingo (23), com a divulgação de um vídeo com uma receita exclusiva feita pela vencedora. A confeiteira Elizangela Teixeira foi a ganhadora desta edição com 1.439 votos, em votação popular, com o bolo “Pub do Papai”.
Como prêmio, a vencedora foi desafiada a criar uma receita de um doce com produtos fornecidos pela Doce Confeitar, como leite condensado Tirol, a Delipaste Fabbri de Frutas Silvestres, o chocolate ao leite Belcolade e o chantilly Norcau. A produção da receita foi gravada e divulgada no IGTV da Onde Comer PG (assista aqui). Além disso, Elizangela também recebeu uma caixa de produtos para confeitaria e um troféu.

Durante a gravação, Elizangela se emocionou ao agradecer por ter sido a ganhadora da 2ª edição. “Queria agradecer a todos que votaram em mim, em especial minhas meninas, minhas filhas, que fizeram de tudo para que eu ganhasse o concurso”, salienta. A segunda colocada fez 1.389 votos, com pouca diferença entre uma e outra.
“Esta edição foi bastante acirrada, mudando o resultado a cada dia. Foi voto a voto mesmo, sendo definida a vitoriosa nas últimas horas. Impressionante o engajamento de todos”, comenta a jornalista e administradora da página Onde Comer PG, Silvia Cordeiro. Para esta edição, as cinco finalistas precisaram fazer um bolo com chocolate sendo o tema Dia dos Pais. O resultado foi divulgado nas redes sociais da página no dia 9 de agosto (confira aqui).
Para a proprietária da Doce Confeitar, Patrícia Dias Assunção, este é um momento importante para conhecermos os talentos de Ponta Grossa. “O principal objetivo do concurso é fortalecer a confeitaria artesanal e, a cada edição, vemos esse propósito sendo concretizado. É uma felicidade imensa”, ressalta.

A receita exclusiva
Para o vídeo da receita, a confeiteira Elizangela criou um bolo de frutas vermelhas com recheio de trufa e geleia de frutas vermelhas, com os produtos enviados pela Doce Confeitar. “Um dos segredos desta receita foi saborizar a massa do pão-de-ló para ficar com o gostinho da delipaste de frutas silvestres. O perfume da massa e o sabor dão muita diferença”, explica. Elizangela usou esse mesmo segredo para saborizar o chantilly da Norcau.
Durante a filmagem, ela também explica como fazer o recheio de brigadeiro e de trufa, que devem ficar com uma consistência mais macia, diferente do ponto de enrolar. Já no caso da geleia, que é acrescentada ao recheio, é preciso que ganhe um pouco mais de consistência, colocando-a na geladeira.

Ao final, o bolo recebe o acabamento conforme a criatividade da pessoa. “Decidi fazer uma receita simples, que qualquer pessoa que não seja confeiteira ou que esteja começando neste ramo pode fazer”, comenta Elizangela. Foram usadas duas formas diferentes para a execução da receita para mostrar as possibilidades que a pessoa pode ter.
Acompanhe a receita completa e o modo de fazer:
BOLO DOCE CONFEITAR
Massa
1 xícara de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de fermento biológico
1 colher de sobremesa de Delipaste Fabbri frutas silvestres
3 ovos
150 ml de água
Recheios
Calda de frutas vermelhas
1 xícara de morangos maduros
1 xícara de amora
1 xícara de cereja com calda
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de pectina junto com 1 colher de chá de açúcar refinado
Creme branco
1 lata de leite condensado Tirol
3 colheres de sopa cheias de creme de leite
2 gemas peneiradas
Trufado
300g de chocolate ao leite Belcolade
100 ml de creme de leite
30 ml de cachaça
Calda para regar o bolo
½ xícara de leite
1 colher de leite condensado
Cobertura
Chantilly
1 colher de sobremesa de Delipaste Fabbri de frutas silvestres
Frutas inteiras para decorar e trufas

Modo de fazer
Comece pela massa, colocando o ovo para bater na batedeira. Acrescente a água enquanto estiver batendo e o açúcar. Depois de bater, em uma outra tigela, misture a farinha já peneirada e o fermento antes de adicionar ao ovo batido com água. Acrescente a delipaste e mexa mais um pouco. Unte a forme e coloque para assar.
Dica: unte a forma com a manteiga em aerossol para deixar mais uniforme.
Para o recheio, comece pelo creme branco. Coloque o leite condensado numa panela, as gemas peneiradas e o creme de leite. Misture tudo antes de ir ao fogo. Leve ao fogo e mexa bem até 5 minutos após a fervura. Reserve.
Para fazer a geleia, adicione em uma panela o açúcar, a amora, o morango e a cereja em calda e leve ao fogo. Quando ferver, adicione a pectina misturada com uma colher de açúcar para não empelotar. Deixe na geladeira para ganhar mais consistência.
Para a trufa, derreta o chocolate no micro-ondas e, depois, espere esfriar antes de adicionar o creme de leite. Então, acrescente a bebida alcoólica. Coloque na geladeira por 24h.
Depois de tirar a massa do forno, espere esfriar. Corte ao meio para começar a rechear. Pegue a mesma forma utilizada para assar para ajudar no recheio. Adicione a primeira parte do bolo no fundo, lembrando de regar a massa com a calda de leite com leite condensado. Faça uma cinta com a trufa com a ajuda de um saco de confeitar. Depois, coloque o recheio de brigadeiro cremoso ao centro. Logo após, adicione a geleia sobre o creme. Regue novamente a outra parte do bolo e coloque na forma. Leve para a geladeira por algumas horas.
Dica: como a trufa endurece, uma sugestão é adicionar um acetato ao redor do bolo para não grudar nas laterais da forma. Você pode encontrá-lo na Doce Confeitar. Ele é retirado com facilidade após o bolo gelar. Caso não tenha acetato, pode adicionar plástico filme antes de começar a montar o bolo.
Ao desenformar o bolo, é hora de confeitar. Bata o chantilly com a delipaste em uma batedeira. Depois, comece a decorar conforme a criatividade. Adicione morangos, cerejas e amoras. Caso deseje, reserve um pouco da trufa por mais tempo na geladeira e enrole para decorar o bolo. Acrescente glitter comestível para dar um encanto a mais.
Contato
Instagram: @elizangela.doces
Telefone: (42) 99919-3037
Premiação
A vencedora da 2ª edição ganhou uma caixa com produtos comercializados na Doce Confeitar: diversos chocolates belga da Puratos, Delipaste Fabbri sabor caramelo, Kit Espátula Silver Chef, Forma Colmeia Caparroz e um Suporte para Bolos 3 Andares Wilson.

A Doce Confeitar é uma loja de produtos para confeitaria com o diferencial de oferecer qualidade e novidades para Ponta Grossa. Possui itens a granel ou fracionados, incluindo os chocolates nobres, além de produtos importados, equipamentos, embalagens, decoração e outros artigos para festas.
“A Doce Confeitar busca transformar sonhos em realidade, proporcionando aos confeiteiros dos Campos Gerais criarem suas receitas com produtos inovadores e de qualidade, trazendo o que há de mais novo neste universo que é a confeitaria”, comenta Patrícia.
A loja foi inaugurada no primeiro trimestre de 2020 com objetivo de facilitar a vida dos confeiteiros da cidade e região. “Muitos iam buscar produtos importados em Curitiba ou São Paulo. Agora, o que eles encontravam lá está bem mais perto, reduzindo custos de frete, transporte, entre outros”, afirma. Confeiteiros e o público em geral podem encontrar cerca de 6 mil produtos na loja.
A Doce Confeitar fica na Avenida Visconde de Mauá, 748, em Oficinas, próximo ao Colares. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 13h. Os telefones para contato são (42) 98818-0869 ou (42) 3223-4651. A loja também faz o serviço de delivery.
Demais parceiros desta edição
Produtora Replay – gravação e edição de vídeo
Olé Propaganda – artes
Star Acrílicos – troféu

Olá OndeComer Tudo bem? Gostei Muito Dessa matéria muito interessante! Como se Tornar uma Confeiteira de Mão Cheia em Apenas 24 Horas
e Ganhar de 3 a 7 mil Reais por Mês
http://bit.ly/2AprenderConfeitaria
CurtirCurtir