8 curiosidades sobre o hambúrguer

O hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos no mundo. E nos últimos anos, o número e a diversidade de hamburguerias têm aumentado muito no Brasil.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA) aponta que este nicho teve uma alta de 575% no país na última década.

É difícil encontrar pessoas que não gostam de hambúrguer (conheço pouquíssimas). E você, que está lendo esse artigo, gosta de hambúrguer também, não é?

Então, continue a leitura, que vamos apresentar para você 8 curiosidades sobre o hambúrguer.

1. Quem inventou o hambúrguer?

Muita gente acha que foram os americanos que inventaram o hambúrguer. Mas, segundo historiadores, o hambúrguer tem sua origem no século XIII e foi “inventado” pelos cavaleiros da Mongólia. 

Para facilitar a alimentação, estes guerreiros amaciavam pedaços de carne embaixo de suas celas. E, sem descer dos cavalos, comiam esta carne durante suas jornadas.

O hambúrguer só chegou nos Estados Unidos na metade do século XIX, levado por imigrantes alemães, da cidade de Hamburgo. Daí vem o nome, inicialmente chamado de hamburg steak (bife de Hamburgo).  

2. Popularização do hambúrguer

O sanduíche de hambúrguer foi “apresentado” pela primeira vez em 1904, na Feira Mundial de Saint Louis, capital do Missouri (EUA).

Porém ele se popularizou a partir de 1921, com o surgimento da primeira rede de fast food americana: a White Castle. Na época, o hambúrguer custava 5 centavos de dólar.

3. Quando o hambúrguer chegou ao Brasil?

Quem trouxe o hambúrguer para o Brasil foi o tenista americano Robert Falkenburg. Em 1952, ele abriu no Rio de Janeiro a primeira lanchonete em estilo americano do país.

As outras redes de fast food internacionais chegaram somente depois. O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, e o Burger King somente em 2004.

4. O maior hambúrguer do mundo

maior-hamburguer-do-mundo

O maior hambúrguer do mundo, registrado pelo Guinness Book, foi criado em 9 de julho de 2017, na cidade de Pilsting, Alemanha.

Os criadores são Wolfgang Leeb, Tom Reicheneder, Rudi Dietl, Josef Zellner, Hans Maurer e Christian Dischinger.

O sanduíche, que levou esse título, contou com três enormes discos de carne, tomates, alfaces, pepinos, cebolas, molho de hambúrguer e pão. O peso dele foi de 1.164,2 kg.

5. O hambúrguer mais caro do mundo

hamburguer-mais-caro-do-mundo

Já imaginou pagar 5 mil dólares em um hambúrguer? Esse é o preço do hambúrguer mais caro do mundo à venda atualmente.

O FleurBurger faz parte do cardápio do restaurante Fleur, no Mandalay Bay Casino, em Las Vegas.

O sanduíche é feito com foie gras (fígado de ganso), kobe beef (carne de boi da raça japonesa Wagyu, que é considerada a melhor e mais cara do mundo) e um molho especial de trufas. É servido em um pão especial feito por eles e servido com trufas negras e batatas.

6. Hambúrguer vegetariano e vegano

Você sabe qual a diferença entre vegetariano e vegano?

O hambúrguer vegetariano não leva nenhum tipo de carne, mas podem conter outros ingredientes de origem animal, como laticínios e ovos. 

Já o hambúrguer vegano não possui nenhum ingrediente de origem animal. 

Estes hambúrgueres podem ser feitos com milho, batata, proteína texturizada de soja, tofu, cereais ou leguminosas.

7. Futuro burger

O futuro burger é feito com carne vegana de laboratório 100% brasileira.

A proposta é produzir um hambúrguer vegano com gosto, textura e cheiro de carne, porém com ingredientes vegetais.

Os ingredientes usados são proteína de ervilha, proteínas isoladas de soja e de grão de bico, além de beterraba para imitar a cor da carne.

8. Hambúrguer e coxinha

Já pensou juntar duas paixões dos brasileiros em um prato só? Foi o que uma hamburgueria de Ponta Grossa fez: o Burgerxinha.

No lugar do pão, vai a coxinha. E não é só a massa, é a coxinha com frango mesmo cortada ao meio. Junto vem hambúrguer, queijo, alface, tomate e bacon. Foi um dos posts mais acessados da nossa página.

E aí, deu fome depois de ler esse artigo? Se quiser saber mais sobre as hamburguerias de Ponta Grossa, você pode acessar nossa página no Instagram e conferir três destaques (Burger 1, Burger 2 e Burger 3) com diversas experiências em hamburguerias da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s