O hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos no mundo. E nos últimos anos, o número e a diversidade de hamburguerias têm aumentado muito no Brasil.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA) aponta que este nicho teve uma alta de 575% no país na última década.
É difícil encontrar pessoas que não gostam de hambúrguer (conheço pouquíssimas). E você, que está lendo esse artigo, gosta de hambúrguer também, não é?
Então, continue a leitura, que vamos apresentar para você 8 curiosidades sobre o hambúrguer.
1. Quem inventou o hambúrguer?
Muita gente acha que foram os americanos que inventaram o hambúrguer. Mas, segundo historiadores, o hambúrguer tem sua origem no século XIII e foi “inventado” pelos cavaleiros da Mongólia.
Para facilitar a alimentação, estes guerreiros amaciavam pedaços de carne embaixo de suas celas. E, sem descer dos cavalos, comiam esta carne durante suas jornadas.
O hambúrguer só chegou nos Estados Unidos na metade do século XIX, levado por imigrantes alemães, da cidade de Hamburgo. Daí vem o nome, inicialmente chamado de hamburg steak (bife de Hamburgo).
2. Popularização do hambúrguer
O sanduíche de hambúrguer foi “apresentado” pela primeira vez em 1904, na Feira Mundial de Saint Louis, capital do Missouri (EUA).
Porém ele se popularizou a partir de 1921, com o surgimento da primeira rede de fast food americana: a White Castle. Na época, o hambúrguer custava 5 centavos de dólar.
3. Quando o hambúrguer chegou ao Brasil?
Quem trouxe o hambúrguer para o Brasil foi o tenista americano Robert Falkenburg. Em 1952, ele abriu no Rio de Janeiro a primeira lanchonete em estilo americano do país.
As outras redes de fast food internacionais chegaram somente depois. O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, e o Burger King somente em 2004.
4. O maior hambúrguer do mundo
O maior hambúrguer do mundo, registrado pelo Guinness Book, foi criado em 9 de julho de 2017, na cidade de Pilsting, Alemanha.
Os criadores são Wolfgang Leeb, Tom Reicheneder, Rudi Dietl, Josef Zellner, Hans Maurer e Christian Dischinger.
O sanduíche, que levou esse título, contou com três enormes discos de carne, tomates, alfaces, pepinos, cebolas, molho de hambúrguer e pão. O peso dele foi de 1.164,2 kg.
5. O hambúrguer mais caro do mundo
Já imaginou pagar 5 mil dólares em um hambúrguer? Esse é o preço do hambúrguer mais caro do mundo à venda atualmente.
O FleurBurger faz parte do cardápio do restaurante Fleur, no Mandalay Bay Casino, em Las Vegas.
O sanduíche é feito com foie gras (fígado de ganso), kobe beef (carne de boi da raça japonesa Wagyu, que é considerada a melhor e mais cara do mundo) e um molho especial de trufas. É servido em um pão especial feito por eles e servido com trufas negras e batatas.
6. Hambúrguer vegetariano e vegano
Você sabe qual a diferença entre vegetariano e vegano?
O hambúrguer vegetariano não leva nenhum tipo de carne, mas podem conter outros ingredientes de origem animal, como laticínios e ovos.
Já o hambúrguer vegano não possui nenhum ingrediente de origem animal.
Estes hambúrgueres podem ser feitos com milho, batata, proteína texturizada de soja, tofu, cereais ou leguminosas.
7. Futuro burger
O futuro burger é feito com carne vegana de laboratório 100% brasileira.
A proposta é produzir um hambúrguer vegano com gosto, textura e cheiro de carne, porém com ingredientes vegetais.
Os ingredientes usados são proteína de ervilha, proteínas isoladas de soja e de grão de bico, além de beterraba para imitar a cor da carne.
8. Hambúrguer e coxinha
Já pensou juntar duas paixões dos brasileiros em um prato só? Foi o que uma hamburgueria de Ponta Grossa fez: o Burgerxinha.
No lugar do pão, vai a coxinha. E não é só a massa, é a coxinha com frango mesmo cortada ao meio. Junto vem hambúrguer, queijo, alface, tomate e bacon. Foi um dos posts mais acessados da nossa página.
E aí, deu fome depois de ler esse artigo? Se quiser saber mais sobre as hamburguerias de Ponta Grossa, você pode acessar nossa página no Instagram e conferir três destaques (Burger 1, Burger 2 e Burger 3) com diversas experiências em hamburguerias da cidade.