Concurso de Pratos Típicos dos Campos Gerais incentiva amantes da Gastronomia

Se você tem dotes culinários e é bastante elogiado na cozinha, chegou a hora de colocar esse talento à prova. Até o dia 25 de setembro, você tem a chance de participar do 1º Concurso de Pratos Típicos dos Campos Gerais. O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Turismo, e pela Unicesumar – Centro de Ensino Superior de Maringá. O vencedor ganhará uma bolsa integral de graduação a distância e outros prêmios.

De acordo com a professora Jéssica Teles, que também faz parte da organização, o concurso é para toda a população dos Campos Gerais, tanto para quem já trabalha com Gastronomia ou apenas para quem gosta de cozinhar. “O objetivo é promover a releitura de pratos típicos da região, criando novas experiências gastronômicas, através da pesquisa e do aprofundamento sobre os ingredientes regionais,  fomentando e divulgando a Alta Gastronomia dos Campos Gerais”, explica. 

O concurso será realizado na sede da Unicesumar./Foto: Divulgação/Unicesumar

O concurso vai funcionar da seguinte forma. Cada participante pode inscrever apenas uma receita e precisa ser inédita. Uma comissão técnica irá avaliar as opções inscritas e selecionar seis candidatos para a etapa final. Uma vaga será destinada a um estudante do curso de Gastronomia, uma para um participante da Rede Gastronômica dos Campos Gerais e quatro para os demais moradores de Ponta Grossa e região. A lista dos classificados deve ser publicada no dia 26/09. 

A etapa final será realizada no sábado, 28/09, com a execução das receitas inscritas e a escolha dos jurados. Os candidatos deverão comparecer a Unicesumar, com sede na Rua Desembargador Westfalem, 60, Oficinas, em Ponta Grossa. O início da prova será às 8h, com término às 12h.

As receitas serão avaliadas por três jurados da área técnica, considerando organização, higiene, técnicas, tempo de finalização, apresentação do prato, sabor, textura, aroma, cor e criatividade. Cada item terá uma pontuação. Quem atingir a maior soma, ganha o concurso.

A premiação

O candidato que ficar em primeiro lugar ganhará uma bolsa de graduação a distância integral da Unicesumar, troféu e certificado. O vencedor também terá a oportunidade de dar uma aula show no dia 9 de outubro, no 1º Congresso Gastronômico dos Campos Gerais.

O segundo e terceiro lugares receberão um troféu e um certificado. Os demais participantes receberão um certificado de participação. A divulgação do resultado e a premiação serão feitas no mesmo dia.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo de Ponta Grossa, Rosilete Martins, esta é uma grande oportunidade para “fomentar o Turismo gastronômico, fortalecendo a região dos Campos Gerais através da oferta de novos produtos”.

O vencedor irá apresentar uma aula show no 1º Congresso Gastronômico dos Campos Gerais/Foto: Divulgação/Unicesumar

A inscrição

A inscrição é feita somente pelo site da prefeitura. A ficha solicita os dados pessoais, o nome da receita, a descrição, o tempo de preparo e qual a origem da receita. Além disso, é preciso colocar até três fotos do prato. O candidato também deve anexar cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência. 

A inscrição é gratuita. No entanto, no dia da etapa final, o candidato deverá arcar com todos os custos para a participação, como os ingredientes, luva, touca e avental. A lista do que será disponibilizado no dia está no regulamento.

As informações e dúvidas podem ser obtidas pelo e-mail turismo@pontagrossa.pr.gov.br ou pelo telefone (42) 3220-1000 – Ramal 2101.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s