MünchenFest 2018 terá como foco a gastronomia alemã

img_7708-1
MünchenFest 2018 será realizada no Parque Ambiental, entre os dias 15 e 18 de novembro/Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa publicou um vídeo na página oficial no Facebook, na noite de terça-feira (16), divulgando novidades no formato da MünchenFest. A tradicional festa deve retornar às origens, como em 1990, e será entre os dias 15 e 18 de novembro. Além de prometer retomar com força a cultura e a culinária alemãs, o evento será realizado na mesma localização da primeira edição da festa, no atual Parque Ambiental, com entrada gratuita.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel, a primeira festa tinha o propósito de trazer as origens alemãs e fazer com que a cidade se transformasse num pólo cervejeiro. “Com o passar do tempo, o evento se tornou numa festa sertaneja. Foi perdendo a identidade, como aconteceu com a Oktoberfest [em Blumenau]. A Oktober retornou às origens e por isso que se tornou ainda mais forte”, comenta. O prefeito ainda destaca que foi até Blumenau, conversou com o Consulado Alemão, para que pudesse fazer alterações e resgatar o movimento histórico da MünchenFest.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo, Edgar Hampf, garante que é a primeira vez que a MünchenFest será absolutamente alemã. “Ela é tão alemã que é a única festa do país que tem a chancela do Consulado da República da Alemanha. É uma festa com sangue alemão, com gastronomia alemã e com alegria alemã”, ressalta.

Como Ponta Grossa se consolidou no ramo das cervejarias, a festa vai levar ao público a bebida local. “O chopp artesanal fabricado em Ponta Grossa nas micro e pequenas cervejarias é de alta qualidade. Nós queremos que os pratos alemães, feitos com alta qualidade, harmonizem também com a cerveja de boa qualidade”, revela Hampf. Segundo ele, a ideia não é mais focar a festa só no consumo de álcool, mas trabalhar com a gastronomia, que envolve harmonia entre pratos e bebidas.

Concurso da Rainha e outras atrações

O concurso da Rainha da MünchenFest é bastante tradicional, tanto que sempre manteve o traje típico das meninas que participam. A prefeitura anunciou que também haverá novidades, resgatando a primeira festa. Segundo o prefeito, o prêmio principal daquela época era uma viagem para a Alemanha e por isso, teve ampla divulgação nacional.

A vencedora de 2018 receberá esse mesmo prêmio, sendo uma viagem com dois acompanhantes. Já a primeira princesa ganhará uma viagem internacional, e a segunda princesa, uma viagem para Foz do Iguaçu. “Além disso, todas as ganhadoras vão assinar um contrato de um ano de trabalho ligado diretamente à área de turismo, para que possam divulgar a festa”, explica. O regulamento para participar do concurso será divulgado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (18).

img_7711-1
Majestades da 28ª MünchenFest, que foram eleitas na última festa, em 2017/Foto: Divulgação

Nesse ano, serão quatro dias de festa e com datas diferentes dos anos anteriores. Começa no feriado do dia 15 de novembro, às 11h, e termina no domingo, 18 de novembro. O tradicional desfile será realizado às 16h do dia da Proclamação da República e terminará no Parque Ambiental, local da festa.

O evento também vai manter o concurso de chopp em metro, “que estava meio esquecido”, comenta Hampf. Além de ter outras atividades típicas de festas alemãs, como cabo de guerra e serrador. O público acompanhará durante a MünchenFest shows de música alemã e apresentações folclóricas.

Quanto à segurança do local, o prefeito ressalta que haverá quatro módulos da Guarda Municipal, além dos próprios guardas. Serão contratados seguranças particulares, como acontecia na festa no Centro de Eventos. O prefeito lembra que o Parque Ambiental também já possui diversas câmeras de segurança, que vão auxiliar no monitoramento.

Pratos típicos da festa

Os pratos típicos da festa serão preparados por pessoas que passaram pelo curso de capacitação da gastronomia alemã e outras aulas relacionadas à culinária. O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

img_7709-2
Alunos do curso de culinária alemã, que vão preparar a gastronomia típica durante a MünchenFest/Foto: Divulgação

Abaixo segue uma lista do que será preparado durante os quatro dias de festa, segundo divulgação da prefeitura no início de setembro.

Bretzel (doce, salgado & recheado) – com Obatzda;
Pão com hambúrguer de pato e de marreco;
Flammkuchen (pizza alemã);
Pão com hambúrguer de frango;
Aves (frango, peru, marreco e codorna) – em cubos, coxa da asa com molho, coxa assada, recheada;
Batata recheada;
Pão com bolinho de carne bovina;
Frikadellen (bolinho de carne bovina);
Kuchen (cuca) artesanal;
Strudel de maçã;
Língua bovina ao molho de ervas;
Spätzle (massa fina) ao molho de ervas;
Spätzle com Gulasch;
Filé ao molho de cerveja;
Strudel com sorvete;
Batata frita com molhos (maionese, bacon ou queijo);
Marreco desfiado;
Eisbein (joelho de porco) – com acompanhamentos típicos (purê e sauerkraut);
Bolinho de recheio de marreco –com molho Kräuterkäse;
Torresmo de joelho de porco – servido com mostarda;
Crepe;
Pão com schnitzel (bife ‘panado’);
Pão com hambúrguer de linguiça tipo Blumenau;
Costelinha de porco com molho;
Waffel com coberturas (e/ou sorvete);
Bratwurst – A temperada – salsicha suína branca;
Krakauer – A defumada – salsicha suína vermelha;
Pfefferwurst – Apimentada – salsicha suína;
Bockwurst – A maior – salsicha suína;
Currywurst (pode ser da Brat, Krakauer ou pimenta);
Hackepeter de linguiça Blumenau (carne moída crua com condimentos);
Petisco de Eisbein à pururuca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s