Porque você deve ter um sistema de gestão em seu restaurante

Sabe quando você vai a um restaurante, faz o pedido e é informado de que não tem mais o prato solicitado por falta de ingrediente? E quando você pede e a comida vem errada na mesa (ou nem vem)? E quando a fila no caixa tá gigante e demora pra fluir? Essas são situações que, com certeza, deixam o cliente insatisfeito. Às vezes, é o suficiente para fazê-lo não voltar mais. Isso porque, para ele, demonstrou falta de organização, refletindo na qualidade do atendimento.

Qualquer estabelecimento do ramo de alimentos precisa estar de olho no que entra e sai, precisa estar a par de tudo o que acontece e fazer uma boa execução dos processos, justamente para evitar desapontamentos e insucessos. Por isso, é importante investir em algum tipo de sistema de gestão para que tudo fique dentro dos eixos. Quer saber mais motivos?

Organiza o estoque

É tomate, alface, pão, hambúrguer, queijo… É ovo, farinha, fermento, açúcar… Não importa o ramo. O estoque de um estabelecimento gastronômico precisa sempre estar bem organizado. Se fizer a conta errada, não terá como fazer o sanduíche ou o bolo. E o cliente vai ficar na vontade ou, até mesmo, irritado. Ninguém quer isso, né? 

Um sistema de gestão será seu aliado e vai jogar no seu time. Ele vai avisar quando faltar o ingrediente ou estiver acabando. Dependendo do programa, inclusive pode emitir um alerta sobre o tempo de validade do produto. Aí, você não corre o risco de ficar numa situação desconfortável com o cliente.

Otimiza tempo

Já pensou você ter que ficar contando todos os dias o quanto de estoque tem? Ou vai ser você, proprietário, ou vai ser preciso colocar um funcionário para fazer esse serviço. Para qualquer um dos dois, é um tempo que pode ser dedicado a outra situação importante. Preenchendo o sistema da forma correta, não será mais necessário fazer a contagem manual. Além disso, ao utilizar o programa, é possível interligar a compra do produto com a Nota Fiscal do fornecedor e, assim, contabilizar os produtos que estão entrando de forma automática. Fácil, não?

Torna o atendimento ágil

Vamos pensar em uma padaria, no horário de pico. O cliente pede o pãozinho francês, uma fatia de bolo, mais alguns pães de queijo. O atendente pesa tudo e coloca as etiquetas com os códigos de barra. Depois, passa num equipamento que registra o consumo em uma ficha. O cliente entrega a ficha ao caixa e pronto. O valor total aparece perfeitamente, sem erro, sem precisar usar a calculadora pra fazer a conta. Simples e rápido. Se fosse anotar tudo num papelzinho, entregar ao caixa e fazer a conta na calculadora, a demora poderia incomodar aquela fila de clientes querendo garantir o cafezinho da tarde.

A agilidade surge devido ao sistema de gestão, que pode ser todo conectado a outros equipamentos dentro do estabelecimento. Pode ser acessado por um tablet, um celular, um computador, enfim. Tudo interligado. Isso aplica-se também a bares, restaurantes e afins.  

Utiliza a nuvem

O sistema de gestão que trabalha utilizando espaço no computador prejudica todo o operacional, pode travar e causar estresse. O objetivo é facilitar a vida, não colocar empecilhos. Por isso, há sistemas que utilizam a nuvem. Tudo é trabalhado pela internet. Basta adquirir o plano desejado, inserir o login e a senha para começar a usar. As informações ficam sempre salvas e não se perdem, caso o computador venha a pifar.

Gera relatórios precisos

Se todo o operacional é realizado por meio do sistema, ele sabe de tudo o que acontece. Dessa forma, o programa consegue gerar relatórios precisos de faturamento, além de fornecer estatísticas de custo e lucro em tempo real. Apresenta métricas diárias, semanais, mensais, faz comparativos conforme a sua necessidade. O proprietário consegue, ainda, saber qual foi o garçom/atendente que mais vendeu, qual produto mais saiu, qual o dia da semana que mais vendeu, qual o horário de maior frequência. Genial!

Resultado eficiente

Todos esses motivos contribuem diretamente no resultado do estabelecimento. É uma soma de organização, produtividade e precisão, fundamentais para qualquer negócio. Não pense que contratar um sistema de gestão é apenas algo para grandes estabelecimentos. A partir do momento em que você começa a usar, consegue ser mais assertivo direcionando o investimento ao que realmente precisa.

No mais, é manter a qualidade dos produtos que você está oferecendo para que a clientela sempre apareça. Afinal, o cliente é exigente e sempre quer viver experiências gastronômicas positivas e eficientes.

Um dos sistemas que trabalha com essas características é o Finer Foods da Finer Soluções Web. É uma solução que já está presente em mais de 150 estabelecimentos gastronômicos em Ponta Grossa e região, atendendo a todos esses motivos essenciais para gerir o negócio. 

Para mais informações, entre em contato com o departamento comercial pelo telefone (42) 99853-0153 ou (42) 3223-1295. A Finer tem sede na Rua Benjamin Constant, 305, no Centro de Ponta Grossa. Acesse também https://www.finer.com.br/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s