Sistema de gestão de restaurante é alternativa para melhorar faturamento

Quem é dono de restaurante ou qualquer estabelecimento comercial ligado à gastronomia sabe que precisa ficar atento a tudo que entra e sai do local. Saber cuidar do fluxo de caixa, sem que haja furo, fazer a contagem do estoque detalhadamente, cuidar com data de validade, fazer pedido a fornecedor, gerar nota, atender os clientes. Enfim, é um trabalho que exige organização extrema. Manualmente, os problemas podem surgir. Mas, quando se coloca a tecnologia a favor, até mesmo o faturamento pode ser melhorado, além de facilitar a vida do empresário.

Bady Carnes utiliza o sistema Finer Foods para gerenciar os produtos que comercializam/Foto: Willian Chomexem

Desde que o Bady Carnes começou a utilizar um sistema de gerenciamento específico para o ramo, o trabalho ficou mais eficaz, como conta a proprietária do local, Jussara Gomes. O espaço é uma casa de carnes Angus, com mercadoria vinda direto do produtor, além de comercializar mais de 600 produtos de mercearia, temperos e acessórios para churrasco.

De acordo com Jussara, eles utilizavam um sistema de vendas que não era específico para o comércio de carnes, emperrando o desempenho. Em 2014, com ajuda do Sebraetec, encontraram a Finer Soluções Web. “Eles criaram um sistema adequando as nossas necessidades, pois trabalhamos por peso, gramatura e encomendas totalmente diferenciadas”, comenta.

O sistema que eles contrataram é o Finer Foods, que existe no mercado há seis anos. Com ele, é possível fazer a gestão de qualquer estabelecimento do ramo alimentício de forma organizada e prática. “O sistema gerencia o estoque, os insumos, apresenta estatísticas de custo, lucro e toda movimentação financeira, mostra métricas, gera notas, pedidos do clientes, enfim, é um programa completo”, explica o sócio-proprietário e diretor administrativo da Finer, Tiago Alves. Mais de 150 estabelecimentos gastronômicos se utilizam do sistema em Ponta Grossa e região.

Bady Carnes gerencia mais de 600 produtos, entre carnes, mercearia, tempero e acessórios para churrasco/Foto: Willian Chomexem

De acordo com a proprietária da Bady Carnes, a mudança para o sistema de gerenciamento da Finer funcionou muito bem. “É muito eficaz. Certamente, todos os nossos controles de estoque, produtos, gerenciamento financeiro, relatórios são de fácil acesso”, revela Jussara. O estabelecimento também faz uso de outros serviços da empresa, como site e e-commerce.

Finer Foods

Segundo Tiago, a principal vantagem do sistema Finer Foods é “a segurança na gestão do negócio, pois o caixa fecha certo”. Isso porque tudo o que entra e sai do estabelecimento passa pelo sistema. A partir do momento em que é feito o pedido para o fornecedor, a nota gerada por eles aparece automaticamente no programa, identificando a aquisição do produto e incluindo os detalhes no gerenciamento. 

Dessa forma, o Finer Foods também é fundamental na otimização de tempo, pois o sistema opera em grande parte de forma automática. “Na hora de cadastrar um prato do cardápio, você acrescenta quais ingredientes vão e a quantidade. Toda vez que esse produto for vendido, vai dar baixa em todos os ingredientes no estoque”, comenta. Ele ainda gera um alerta quando atinge o estoque mínimo e quando a data de validade está se aproximando.

É importante dizer que o Finer Foods não é um aplicativo. “É um sistema que trabalha totalmente na nuvem, precisando apenas de internet, não ocupando espaço na máquina do estabelecimento”, esclarece o diretor administrativo. O empresário pode acompanhar toda a movimentação em tempo real, para verificar se tudo está fluindo bem dentro do seu comércio. “Muitos instalaram uma TV no escritório para acompanhar. Isso facilita para identificar erros e acertos”, revela.

Os sócios Tiago e Fernando desenvolveram o Finer Foods há mais de seis anos/Foto: Willian Chomexem

Os clientes da Finer acompanham, na maior parte das vezes, as métricas geradas pelo sistema. O Finer Foods gera cerca de 45 tipos de relatórios. Tiago explica que é possível verificar quais são os melhores horários do local, os dias mais movimentados, o que mais vende em bebida e comida ou o que tem consumo baixo. “Isso faz com que o empresário possa ter o poder de decisão se deve fazer uma promoção para chamar o cliente ou que atitude manter”, afirma. O sistema também avalia o desempenho dos funcionários.   

Outras facilidades

O sistema tem diversas funções, que podem ser utilizadas para facilitar o atendimento. Um deles é o sistema de mesas ocupadas. De acordo com Thiago, o recepcionista consegue visualizar quantas e quais mesas estão livres por meio do sistema, em vez de precisar olhar no salão. Isso gera agilidade no atendimento ao cliente.

Ao atender o cliente na mesa, é possível fazer um sistema de automação, onde o pedido vai ser direcionado ao local correto. “Se a pessoa pediu uma batata frita e uma caipirinha, não há necessidade do garçom ir à cozinha e ao bar passar o pedido. O sistema já emite o pedido na hora para os responsáveis, otimizando o tempo”, explica. Isso pode ser feito por meio de um tablet, um celular ou diretamente no computador.    

Outra facilidade é o sistema de senhas. Com o Finer Foods, você pode utilizar um aparelho de TV para anunciar a senha chamada, sem a necessidade de comprar um equipamento específico para isso. Além disso, o número chamado é anunciado por som automaticamente. É uma forma de acessibilidade.

Operacionalidade

Para obter o Finer Foods para gerenciar seu estabelecimento do ramo alimentício, é necessário pagar uma taxa mensal. O valor depende da quantidade de usuários que serão cadastrados. É possível, por exemplo, um mesmo usuário abrir em dois dispositivos. No entanto, Tiago alerta que é importante que cada funcionário – que vai utilizar o programa – seja cadastrado para usufruir do sistema da melhor forma.

O sistema é um programa de gerenciamento completo para empresas do ramo alimentício/Foto: Willian Chomexem

Não é necessário o cliente ser de Ponta Grossa. É possível fazer um atendimento remoto, com todas as explicações necessárias para usar o programa. Ao mesmo tempo, quem desejar ser treinado pessoalmente, também é feito esse serviço. Caso o cliente precise de suporte, em alguns planos, existe o atendimento 24 horas. 

Para mais informações, entrar em contato com o departamento comercial pelo telefone (42) 99853-0153 ou (42) 3223-1295. A Finer tem sede na Rua Benjamin Constant, 305, no Centro de Ponta Grossa. Acesse também https://www.finer.com.br/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s