Cerveja ponta-grossense ganha título de 3ª melhor do mundo

Uma cerveja produzida pela ponta-grossense Steudel Cervejas Especiais conquistou o título de terceira melhor do mundo. A American Amber Ale foi eleita pelo The International Beer Challenge 2021, na Inglaterra, após concorrer com 4 mil tipos de cervejas. O resultado oficial foi divulgado na noite do último domingo (14).

O evento ocorre anualmente com o objetivo de promover cervejas do mundo todo e premiá-las, passando pelo crivo de 80 juízes, entre sommelier, donos de revenda, especialistas em cervejas, entre outros. 

De acordo com o mestre cervejeiro, Jackson Germano Steudel, os juízes avaliam diversos critérios para chegar ao veredito. “O que manda é o livro BJCP [Beer Judge Certification Program], que normaliza os estilos. Existem parâmetros para serem seguidos, como espuma, amargor, álcool, paladar, cor, filtrabilidade, por exemplo”, explica.

American Amber Pale foi eleita a terceira melhor cerveja do mundo pela The International Beer Challenge 2021, na Inglaterra/Foto: Willian Chomexem

Dentro disso, eles inscreveram no concurso a American Amber Ale, a cerveja da Steudel que mais vende. Eles entraram, ainda, com mais um tipo, porém, esta remessa acabou tendo as garrafas quebradas no transporte até a Inglaterra, inviabilizando a participação.

Quando ele e o sócio Rodrigo Laureano souberam da notícia oficial, foi a maior comemoração. “A sensação em saber foi muito gostosa, porque você está concorrendo com cervejas do mundo todo. Eu até sabia que a cerveja estava boa, mas não imaginava tanto. Isso significa que você está no caminho certo”, comemora Jackson.

Ele ainda conta que a cervejaria pretende participar de novos concursos. “Mesmo que não ganhe, pelo menos mede a febre, porque a gente recebe o feedback dos juízes. Assim, vamos aparando as arestas e melhorando cada vez mais”, comenta. Agora, o próximo passo é a inauguração do bar da fábrica, prevista para o dia 26 de novembro, para selar essa comemoração.

Premiação coroa anos de estudo

Há cerca de 12 anos, Jackson passou a ter o interesse em como funcionava o processo de produção de uma cerveja. Com o passar dos anos, o acesso aos ingredientes, como lúpulos e maltes, ficou mais fácil, aflorando ainda mais essa vontade.

O mestre cervejeiro Jackson Germano Steudel com a cerveja premiada/Foto: Willian Chomexem

Foi em 2016 que ele produziu a primeira cerveja, de modo artesanal, em uma panela de alumínio. “Foi na garagem da minha casa. Eu moía o malte em um moedor de café, que não é o apropriado, mas foi assim que comecei”, lembra. A partir daí, começou a oferecer aos amigos, para que eles dessem o feedback, que foi muito positivo. Chegou a fazer 15, 16 estilos diferentes, para identificar as receitas que mais gostava e ir melhorando.

Depois de anos de estudo, decidiu que era a hora de montar uma cervejaria. “Por cinco, seis anos, estudei todo o processo, ingrediente por ingrediente, o malte, a cevada, a levedura, como cada um age, as diferenças, o lúpulo de cada região, então, eu precisei realmente estudar até a hora que eu pensei: agora estou pronto pra fazer cerveja”, revela.

Jackson conta que as receitas das cervejas Steudel foram criadas por ele mesmo. “Eu leio o que cada estilo pede. Em cima desse estilo, eu vou trabalhando com os maltes e a lupulagem, perfil de fermentação para chegar no estilo”, explica. Por exemplo, uma cerveja americana é trabalhada com lúpulo americano, uma alemã é feita com lúpulo alemão, para aproximar ao que se bebe naquelas regiões.

Tanques da Steudel Cervejas Especiais em produção/Foto: Willian Chomexem

Segundo o mestre cervejeiro, a aceitação das cervejas especiais Steudel está sendo muito boa. Para ele, o melhor é ver a reação das pessoas. “Você ficar olhando para ver a reação da pessoa no visual, muda totalmente. Elas estão acostumadas com um tipo de cerveja, aí você vem com uma cerveja mais lupulada, mais aromática, quando ela bebe, é um choque, ela vicia completamente na bebida”, afirma.

Inauguração do bar da fábrica

A fábrica é um sonho que está sendo realizado, ao lado do sócio Rodrigo. “Estamos nos profissionalizando, mas ainda temos que adquirir equipamentos maiores, uma sala de brassagem maior e sempre melhorando os processos”, explica Jackson.

Esta é apenas uma parte do bar da fábrica, que será aberto ao público dia 26/11/Foto: Willian Chomexem

Além da premiação como terceira cerveja melhor do mundo, outra novidade é o bar da fábrica. Ao lado dos tanques de cervejas, os clientes vão poder apreciar de 8 a 10 tipos de cerveja produzidas no local. O espaço foi totalmente reformado e adaptado para se tornar aconchegante e proporcionar uma ótima experiência.

O mestre cervejeiro conta que as pessoas vão encontrar, além das cervejas para serem consumidas no local, garrafas para venda. No futuro, ainda terá uma gôndola com souvenirs da marca, como copos, chaveiros, abridores… A abertura para o público será no dia 26 de novembro.

“Nossa objetivo é ter fãs da marca. Essa é a melhor coisa que se pode ter para uma cervejaria. Pessoas que realmente adorem nossa cerveja. A gente não quer obrigar a beber só a nossa cerveja, porque isso envolve paladar, mas a gente quer agradar o máximo possível de pessoas e agradar com qualidade”, finaliza.

Serviço

A Steudel Cervejas Especiais fica localizada na Rua Xavier da Silva, 496, centro. Você encontra a cerveja premiada, assim como outros estilos, nas unidades do Supermercados Tozetto ou na fábrica, a partir do dia 16 de novembro. O preço sugerido da American Amber Ale é de R$ 20,90. Mais informações pelo telefone (42) 3223-9373.

A cervejaria fica localizada no centro de Ponta Grossa, em frente à Casa da Vó/Foto: Willian Chomexem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s