10 dicas simples para se desintoxicar da comilança de fim de ano

3 de janeiro e a consciência de tudo o que você comeu nas últimas semanas está pesando, né? Mas, para quem acredita que 4 de janeiro, segunda-feira e primeiro dia útil do ano, é a hora exata pra rebater todos esses exageros, desde pouco antes do Natal, continue lendo esse texto.

Só que, antes de darmos as 10 dicas simples para você se desintoxicar da comilança de fim de ano, é importante descobrirmos o que todo o exagero de comes e bebes pode causar ao nosso organismo. Convidamos a nutricionista Fernanda Marchezini para nos ajudar nessa missão. 

De acordo com ela, somente o exagero dos dois dias de festas (Natal e Réveillon) pode levar à  prisão de ventre, inchaço, distensão abdominal, dor de barriga e dores de cabeça. Mas, se os exageros começam a perdurar por muitos dias, esses danos podem evoluir para uma disbiose, inflamação, quedas de sistema imune e claro, aumento de gordura corporal, o que por si só já é um fator de risco.

Os efeitos de um ou dois dias de exagero são facilmente revertidos, porém, os danos causados por semanas nesse ritmo são mais permanentes. Por isso, a nutricionista reforça que, quem pratica alimentação saudável no dia a dia, ao longo do ano, tem muito mais vantagens, pois é muito mais fácil de eliminar inchaço e toxinas do corpo.

Por que se desintoxicar?

Quantas vezes você já ouviu falar na palavra ‘detox’. Parece que, só de ouvir ou ler, a gente já começa a se sentir melhor e mais ‘limpo’, né? Segundo a nutricionista, é sempre legal lembrar que, quando falamos em ‘detox’, estamos falando sobre uma função que nosso fígado exerce constantemente para eliminar toxinas perigosas do nosso organismo. 

Porém, essa função de detox hepática está condicionada à presença de alguns nutrientes específicos, que são inoculados durante protocolos de dieta detox. Além disso, neste período, também se restringe o consumo de toxinas alimentares para que nosso fígado possa dar conta do recado e assim manter nosso corpo e saúde em equilíbrio.

Então, chegou a hora de saber como você pode, de forma simples e fácil, começar o seu processo de desintoxicação. Lembrando que, quanto antes começar, melhor, antes que vire uma bola de neve e você não consiga mais resistir às tentações com tanta facilidade.

Desintoxique-se em 10 passos

1 – Beba água em quantidade suficiente, ou seja, 2 litros ou mais diariamente.

2 – Coma pelo menos 2 frutas todos os dias. Importante não repetir a fruta no mesmo dia, para que você absorva novos nutrientes.

3 – Coma folhas verdes todos os dias. Aqui a regra é a mesma: não vale ser sempre a mesma, varie!

4 – Insira vegetais crucíferos na sua rotina, como brócolis, couve-flor, couve e rúcula. Eles são ricos em compostos bioativos importantes para ativar e manter as fases de detox no fígado.

5 – Coma 2 castanhas-do-pará ao dia. Ela é rica em selênio, um importante nutriente para o detox.

6 – Pratique exercícios ou faça caminhadas. Movimentar o corpo faz com que o fluídos corporais circulem e, assim, reduzam o inchaço e a retenção hídrica.

7- Tome chá verde. As catequinas presentes nele são um importante antioxidante e anti-inflamatório.

8 – Use e abuse do gengibre. Ele é anti-inflamatório, digestivo e dilui gases intestinais, praticamente um combo de tudo que precisamos nessa época, em um alimento só!

9 – Reduza o consumo de pães, macarrão, bolachas, bolos e açúcar. Você já consumiu muito desses alimentos nesses dias. Dá um tempo pro seu corpo se recuperar do baque!

10 – Não precisa ficar paranóico e nem achando que precisa fazer mil loucuras agora. Basta retomar (ou começar) uma rotina saudável que tudo vai ficar bem.

Nós já vamos começar a seguir essas dicas da nutri a partir de segunda, pra não prejudicar a dieta que trabalhamos o ano todo (e por causa da gravidez também – isso será um assunto para um próximo texto). 

Mas uma coisa é certa: mantenha o equilíbrio no seu dia a dia. Se a gente, que come todo dia uma refeição livre, para mostrar novidades da gastronomia ponta-grossense a você, consegue, você também conseguirá manter uma rotina saudável e sem stress.

Continue nos acompanhando em nosso Instagram e nosso Facebook, porque nós sempre estamos em busca de equilíbrio e trazendo dicas como essa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s