Desafio distribui mais de 450 produtos a moradores de rua

O desafio, lançado em Ponta Grossa pelos administradores da página Onde Comer PG na última quinta-feira (24), atingiu o objetivo de entregar lanches e refeições a quem não tem acesso. Durante cinco dias, organizadores, empresários e voluntários distribuíram mais de 450 produtos a moradores em situação de rua, coletores de recicláveis, indígenas e instituições de caridade. O último dia de entrega desta ação foi na tarde de terça-feira (29).

A ideia do desafio, identificado nas redes sociais como #chapolinchallenge, surgiu no Rio de Janeiro pelo perfil do Chapolin Sincero. A página, que possui mais de sete milhões de curtidas, publicou um meme reclamando sobre o fato das pizzarias abrirem somente à noite. A Domino’s Pizza viu o post, falou que funciona o dia todo e cedeu uma pizza ao administrador do perfil. No entanto, ele sugeriu que fosse entregue a moradores de rua. A pizzaria topou, desafiou outras redes e aí, então, nasceu a ação que viralizou pelo país.

Uma seguidora da página Onde Comer PG no Facebook, Jéssica Ribeiro, viu esse desafio e enviou uma mensagem sugerindo a ideia em Ponta Grossa. “O povo da nossa cidade tem um coraçãozinho muito bom. Pensem com carinho. Vocês já são famosos na cidade (risos)”, disse Jéssica. Na mesma hora, nós começamos a correr atrás de informações e a pensar como colocar isso em prática.

Desafio lançado

A primeira iniciativa tomada foi entrar em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para descobrir a quantidade de moradores em situação de rua e os locais que eles costumam estar. Após descobrir que são 150 cadastrados pela Secretaria de Assistência Social, mas que podem existir muito mais, fomos atrás do primeiro parceiro. A Brigata Pizzeria topou e com isso, lançamos o desafio nos stories do Instagram e do Facebook.

Questionamos se os seguidores haviam visto algum morador em situação de rua nos últimos dias, e o resultado foi sim para 72% do público. Foi apenas uma confirmação do que presenciamos diariamente. Na mesma noite de quinta-feira, foram surgindo outros parceiros naturalmente. A corrente do bem se espalhou e contagiou os corações dos ponta-grossenses.

O dia-a-dia do desafio

No primeiro dia, sexta-feira (25), tivemos a colaboração da Soup Truck, que distribuiu 15 sopas de feijão na hora do almoço na região central. Mais tarde, entramos em ação com a Brigata e 40 pizzas quentinhas, além de 100 picolés doados pela Polar Sorvetes Santos Dumont. Circulamos por Oficinas, Vila Estrela e Centro.

No dia seguinte, tínhamos mais parceiros para dar sequência ao desafio. Começando pela Doris Burguer, que preparou 50 hambúrgueres do mesmo jeito que é entregue aos clientes. Visitamos a Comunidade Católica Deus Pai, que abriga 20 moradores de rua. Enquanto isso, os demais lanches foram distribuídos pelos funcionários da hamburgueria pela cidade. O pessoal também recebeu 60 garrafinhas de água doadas pela Ita’y Água Mineral.

O sábado (26) foi movimentado. No fim da tarde, 24 ex-moradores de rua tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez o lanche do Smoked Barbecue. Eles vivem no Ministério Melhor Viver, para buscar a re-socialização.

À noite, os proprietários do trailer Nhac Uvaranas prepararam 30 x-saladas. Os lanches foram distribuídos, na maior parte, na Casa do Índio, a um morador que estava nos Correios e os demais, na Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul). Nesse momento, tivemos a colaboração de voluntários, que viram a ação e se disponibilizaram a ajudar. Inclusive convidamos a Jéssica, que sugeriu o desafio.

Na manhã de domingo (27), nós e a Consaúde entregamos 45 amendoins salgados preparados pelo nutricionista da empresa, além de água. Os moradores em situação de rua, que estavam no Parque Ambiental e no Ponto Azul foram beneficiados.

A ação foi retomada na segunda-feira (28) à noite, com as doações de 40 pães da Altamura Pães e 40 hambúrgueres da Saltte. Tudo foi preparado fresquinho e depois, entregue por nossa família e também, por mais um casal de voluntários, que estava acompanhando tudo pelas nossas páginas. Circulamos por todo o centro da cidade e na Nova Rússia. Entregamos a muitos coletores de recicláveis e mais moradores em situação de rua.

O último dia desta ação foi na tarde de terça-feira. Levamos refrigerante e mais de 50 sanduíches de pernil, preparados pelo Lucas Klas, do Boteco da Visconde, a duas instituições do Ministério Melhor Viver. A primeira foi na Comunidade Terapêutica, que fica no Lagoa Dourada e abriga adolescentes em tratamento de dependência química. A outra entrega foi na unidade da Colônia Dona Luiza, onde são recebidos moradores de rua e em situação de rua para reinserção social. Eles também receberam garrafas de suco, cedidas pela Estética Denise Rocha.

Nova proposta

A alegria proporcionada a todas essas pessoas, durante os cinco dias, faz com que a família do Onde Comer PG queira avançar com essa ideia. Por esse motivo, nós convidamos esses e novos parceiros, voluntários e seguidores para darmos continuidade a essa corrente do bem.

Nossa proposta é criarmos um calendário para que, no mínimo uma vez por mês até dezembro, possamos realizar ações como essa. A ideia inicial é ajudar moradores de rua e em situação de rua, indígenas, coletores de recicláveis e instituições. Não precisa ser apenas com alimentos, mas algo que proporcione uma alegria que vai além do que eles vivem atualmente.

Quem tiver interesse em participar, pode nos procurar pelo Facebook ou Instagram e ainda, pelo e-mail ondecomerpg@gmail.com.

Instituições ajudadas

Comunidade Católica Deus Pai

Telefone: (42) 99900-1575

Endereço: R. Jacob Zardo, 77 – Centro

Ministério Melhor Viver

Telefone: (42) 3028-9414

Endereço:  R.Herculano de Freitas, 751 – Jardim Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s